Comecei o ano de 2015 na Escola de Verão que a Jocum Curitiba Sem Fronteiras promove, mais conhecida como: MOVE.
Eu fui pra somar como obreira, e foi uma experiência pra lá de empolgante!
A partir de 12 anos, adolescentes e jovens separaram 2 semanas do seu período de férias para aprender sobre Missões e serem treinados.
Foi a minha primeira experiência como obreira, e nosso corpo de obreiros era formado por 7 pessoas.
A rotina para obreiro era repleta de atividades, pois você está ali exclusivamente para servir. Servir na cozinha, servir fazendo compra, servir vigiando eles rs, servir discipulando, servir... servir...
Mas, estar rodeada pelos "incansáveis" adolescentes era muito divertido!!
Eu estava como líder junto com um dos obreiros: o Deivid. Nosso grupo era formado por 6 (três meninas e três meninos) com idades mescladas.
Na primeira semana eles tiveram aula de diversos temas: Identidade, Evangelismo Criativo, Missões e Profissão, Teatro e Dança, etc etc...
Foram muitos os trabalhos para tão pouco tempo, mas quem disse que não demos conta?! rs!
Nós evangelizamos no Centro de Curitiba em semáforos e com um "flash mob" na praça Rui Barbosa. Foi interessante porque nós fomos pela manhã e durante a tarde a proposta é que eles conseguissem seu próprio sustento para o almoço, mobilizando as pessoas, e não é que eles conseguiram? Nós ganhamos esfihas no Habibs, ganhamos marmitas, e era tão legal ver a alegria deles, eles estavam tão motivados! Eles sabiam que podiam conseguir!
Cada grupo foi dividido pra realizar uma atividade em um lugar determinado...O meu grupo ficou responsável por um abrigo de menores que fica localizado próximo a base. Nós brincamos com as crianças, cantamos, contamos história, distribuímos doces...Foi uma tarde cheia de aprendizado!
(Os outros grupos estiveram em um asilo, um em outro abrigo, etc).
Entre os trabalhos, cada grupo também estava responsável por mobilizar para realizar um sonho de cartinha (daquelas de natal que ficam em supermercados). Na cartinha do grupo que eu estava liderando com Deivid nós tínhamos muitos pedidos rs! Se tratava de uma família grande! A carta dizia que eles precisavam de cesta básica, de fraldas, de roupas e calçados, e bem, nós fizemos o possível para realizar todos! Saímos arrecadando alimentos, coletamos dinheiro para comprar fraldas, mobilizamos doação de roupas para crianças... todo trabalho valeu a pena quando chegamos na casa da família para entregar os presentes e contemplamos o sorriso deles! Nós não conhecíamos eles. Entregamos os presentes e através disso, compartilhamos Jesus - como o maior de todos os presentes!
Agora... a maior das experiências!
Nós tínhamos como tarefa mobilizar materiais de construção para reformar casas em condições precárias, e cada grupo ficou com uma casa.
O meu grupo acabou somando com outro grupo nesta tarefa - e a casa certamente necessitava de duas equipes! Tínhamos muito trabalho pela frente!!!
Nas fotos (que coloquei na montagem) talvez você consiga ter uma pequena noção... mas eu nunca havia presenciado uma situação como aquela. Estava muito sujo. Eu pude ver animais nojentos passando entre as comidas, pude ver utensílios de cozinha misturado a tanta coisa podre, e sabe o que é você querer jogar fora e as crianças dizerem que não, pois ainda utilizam? Em um certo momento, eu entrei dentro da casa do senhor que aproveitávamos pra falar de Jesus enquanto estávamos ali reformando sua casa, e me deparei com um pouco de arroz em uma panela no fogão, eu o coloquei pra sentir o cheiro e percebi que já estava estragado. Eu falei com o senhor se poderia jogar fora pois já havia estragado, e ele me disse que não, pois era a única coisa que ele tinha para jantar. Nós chegávamos por volta das 9:00 e íamos até as 16:30 trabalhando naquela casa, e foi assim durante 2 dias e meio. Ali Deus ministrou comigo. Eu tenho um certo pavor de rato, e em meio a toda aquela sujeira eu sabia que poderia encontrar com um a qualquer momento, mas eu não podia me paralisar por conta disso. Eu tinha que trabalhar independente dos meus medos e nojos. Além de tudo eu estava como líder e meus discípulos precisavam do meu bom exemplo. Foi angustiante! Eu não queria mais estar ali. A sujeira estava me dando ânsia de vômito, eu estava muito incomodada com a fetidez, fazia muito calor, enfim. Foi quando, enquanto eu tirava com as mãos (estavam protegidas com luvas) alguns papelões para que o local pudesse ser revestido com brita, eu encontrei não só um rato, eu encontrei toda a sua família rs... hoje eu dou risada mas naquele momento eu disse: "Não quero mais fazer isso!", e em meus pensamentos rondava a frase: "A troco de quê?". Eu sentei em uma pequena mureta e chorei, e eu não parava de chorar... e Deus me disse: "Isso é negar a si mesmo filha!"
No término do trabalho nós oramos com eles, e lhes entregamos mantimentos, algumas roupas, e a troco de quê? Bem... A troco de ver um Pai feliz! Pai Deus, certamente estava sorrindo!
Sabe, você pode ter seus medos, seus nojos, suas vontades, suas preferências, mas não se deixe paralisar por isso - Cumpra o propósito! Não seja paralisado por você mesmo!
Quer saber? Coloque as luvas, seque as lágrimas e mesmo com medo, faça o que Jesus faria!
Em apenas duas semanas nós conseguimos fazer tanta coisa e mobilizar tantas pessoas!! Imagina o que você pode fazer?
Em apenas duas semanas nós conseguimos fazer tanta coisa e mobilizar tantas pessoas!! Imagina o que você pode fazer?
Eu fiquei tão feliz e lhes dei um abraço forte, pois através da vida deles, Deus me ensinou algo que eu pensei que soubesse... a verdade é que eu não sabia nada.
Aliás, eu penso que existem muitas coisas que pensamos que sabemos, mas que, não passam de discursos. Na prática as coisas são bem diferentes...
...Algumas fotos
Profundo!!!
ResponderExcluirHey?? É o Uelber de Primavera?? :)
ExcluirIsso, eu mesmo!!!
Excluirhttp://fhop.com/aovivo/# acesse esse link!
ResponderExcluirWow!!! Caramba que top! massa massa! Acessei!
ResponderExcluirAté hoje eu assisto o Luíz Hermínio viu?! kkk...
ExcluirUal, que bacana!!! É sempre muito edificante ouvir as mensagens do MEVAM !!!
Excluirsim sim! Não tem mais uns aí pra compartilhar rs'
Excluir\o/